antes de mais, um abraço ao meu amigo Tiago Ramos, que hoje descobri que tinha um blog. Aqui esta', e tambem na lista ao lado. (meio croft).
E ja' agora, aproveito para comentar este post sobre a Ordem (o meu assunto preferido), ponto por ponto.
[ja' agora, deixem-se de colectivismos e assinem o que escrevem!!]
1. "A criação desenfreada de Licenciaturas de Arquitectura pelas universidades privadas"
Numa sociedade dinamica, a proliferaçao de oferta so traz vantagens - nomeadamente, hipoteses de escolha. Em Portugal, os cursos privados de arquitectura so' servem para dar uma licenciatura a quem nao entra para a publica, porque ninguem quer pagar para ter qualidade nem 'as privadas passa pela cabeça que oferecer um serviço de qualidade pode ser uma mais valia que se faça pagar, e bem. Infelizmente, nao conheço excepçoes.
2. "A "moda da arquitectura" que se abateu sobre o portugal (...)"
O mercado esta' saturado, e por isso mesmo, porque nao se aposta na qualidade, a logica do merceeiro vinga: pagar o menos possivel a estagiarios nao preparados e esperar que eles façam o trabalho todo. (tal como o merceeiro poe os filhos a trabalhar).
3. "A mediatização da arquitectura"
Quanto mais pessoas forem expostas 'a arquitectura, mais vao querer projectos de arquitecto...
4. "A crise no sector da construção"
Nao conheço essa crise - alias, ate' se constroi demais e muito mal.
Tenho que dizer o seguinte: sou contra a Ordem dos Arquitectos e espero que nunca consiga ter o poder que pretende. Isso seria muito mau sinal, sinal de que o corporativismo (de esquerda ou direita, nao importa) tomou o poder e impediu definitivamente a abertura da nossa sociedade. A nossa economia fechada e subsidiada, sim, esta' em crise e e' precisamente isso que faz com que nao haja trabalho, arquitectos incluidos. Arquitectos especialmente, diria, porque a nossa e' uma profissao de luxo e quando nao ha' que comer, o luxo que se lixe.
A Ordem nao tem nada que se meter no mercado nem que regular as escolas. Esse e' o caminho do proteccionismo, da burocracia e da centralizaçao de poder. Um arquitecto que tire o curso pela FAUP, por exemplo, esta' sete anos, no minimo, para poder começar a exercer a profissao - e com uma licenciatura, ao passo que toda a gente aqui em NY tem um mestrado ao fim de 5 anos. Precisamos de trabalhar para recuperar este miseravel pai's, e continuam a por-nos mais entraves, como a ridicula prova de admissao. E por isso e' que organizaçoes como o OA so' atrapalham, porque esta' na sua natureza criar uma clientela propria e alimenta'-la (com os nossos impostos e as nossas quotas) e nao facilitar a vida ao recem-licenciado nem muito menos estimular a concorrencia. Ai, santa paciencia... o que vale e' estar longe de Portugal e nao ter que aturar, por enquanto, estas pepineiras.
Ja' agora, alguem sabe se se pode faltar 'as acçoes de formaçao?
9 de fevereiro de 2006
tanta coisa
posto pelo Alexandre às 20:04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
penso que estás com azar, a "presença" (as aspas significam, penso, assinatura) é obrigatória. Mas informa-te bem sobre estas aspas, e pode ser que alguém assine por ti. ;)
h. neto
nao! nao se pode faltar com nenhuma desculpa. eu estava em Milao a fazer o meu estàgio e tive que ir 5 dias a Lisboa so para as acçoes de formaçao.
...para além do mais... espero que mudem o conteudo das acçoes de formaçao! manter 40 pessoas por 7 horas ali metidas num buraco, como é em Lisboa, so a ouvir desbobinar "matéria", é demais.
nao sei bem o que, mas falta ali qualquer coisa!
embora te perceba quando dizes que a OA so atrapalha no acesso ao "emprego", nao ocncordo que nao deva existir. acho até que se devia meter mais nas "carreira" dos estagiàrios, impor algumas regras. eu tive imensa sorte, mas conheço casos em que se a OA tivesse metido o nariz talvez as pessoas nao se sentissem abaixo de cao!
...claro està que também anda para ai muito boa gente que se deixa tratar assim!!!
"no meu tempo"....nas acções na casa das artes, as pessoas inteligentes faltaram e alguém assinou por elas, e "no problem", não perderam nada....mas informa-te melhor.
...depois, concordo com o ponto 1 e 2.
O ponto 3 não. Pode acontecer que as pessoas comecem a querer projectos de arquitectos, ou ops arquitectos começarem a fazer projectos de desenhador.haverá sempre mau gosto, e alguém terá que o exorcizar.
no ponto 4, Há crise na construção, e muita.
A ordem, também acho que deveria ser extinta. já me fartei de pagar cotas, e não usufruo de nada dela,e em nada me ajudou a exercer a profissão. limita-se a mandar o jornaleco mensal e a dar de comer aos suspeitos do costume!
Enviar um comentário